Imagem capa - Casamento Alternativo e Leve: Como organizar e se livrar das regras por Pedro Salles
Pra Casamentos

Casamento Alternativo e Leve: Como organizar e se livrar das regras


Depois de tanta história vivida com seu parceiro(a), vocês finalmente decidem oficializar e comemorar esse momento entre vocês, família e amigos e pretendem fazer desse dia o mais feliz das suas vidas.

Ao buscar referências ou ir a um casamento como convidado, vocês percebem que esse dia é cheio de protocolos. Se casar na Igreja, ir pra um local fechado pra Festa, Noivo de Fraque e Noiva de Vestido-Bolo. O casal passa metade da festa fazendo fotos posadas, pra depois seguir à risca um cronograma em que ambos não vão ter tempo nem pra trocar um “oi”. Isso é o casamento do sonho pra algumas pessoas (e não tem nenhum problema nisso), mas pra outras, é um pesadelo.

E se no lugar de todas essas regras que foram previamente impostas vocês fizessem tudo do jeito de vocês, com a cara de vocês? Me chamo Pedro Salles, sou fotógrafo de casamentos e vou dar algumas dicas pra vocês terem um dia inesquecível!


DESCONSTRUINDO O CONCEITO




Com o passar do tempo, muitos noivos e fornecedores de casamento foram percebendo que algumas dessas regras nem mesmo faziam sentido pra eles, e assim o mercado foi abrindo sua mente e dando espaço pra criatividade e liberdade.

O primeiro passo é saber disso. Coloque cada centímetro da sua personalidade no seu casamento! Seja numa praia ou sítio, num estilo hippie/boho ou chique, de sandália ou de bota, de vestido branco ou vermelho, pra 200 convidados ou 15. O que vale é que ele seja to seu jeitinho! Esqueça regras, e nem cogite desistir da sua ideia por medo “do que os outros ou sua família vão pensar”. hahaha No final todos vão entender seu estilo e vão passar à admirá-los ainda mais.

Agora abre agora mesmo seu Pinterest e procura por algo como “Alternative Wedding”. São muitas inspirações por lá!



ESCOLHENDO O LOOK





Já está com seu Pinterest aberto? Ótimo! Hahaha Procurem pelo estilo que vocês mais se identificam por lá. Aqui vale se casar de Bota ou Allstar, ou até mesmo descalço se for na praia. Nós particularmente achamos incrível a combinação de um Vestido leve, de renda, com um buquê desconstruído, assimétrico, e com flores mais exóticas. :) Pro noivo sempre funciona cores claras, com Suspensório, Colete ou Blazer.



QUESTIONE-SE





Por que é obrigatório tirar foto com todos os convidados? Por que é obrigatório fingir o corte de um bolo fake? Por que é obrigatório usar salto? Por que os noivos não podem se ver antes da cerimônia? E assim vai. Se vocês fazem essas perguntas e estão de acordo com a resposta, excelente. Se não estão, mude e faça do seu jeito.

São tantas possibilidades e ideias pra que esse dia seja ainda mais único e exclusivo que muitas vezes são limitadas por conta de um padrão, que nem sempre fazem tanto sentido.



IDEIAS E INSPIRAÇÕES




Amigos ou Parentes Celebrando
Muitas vezes noivos encontram um dilema - Um possui uma religião, o outro possui outra, ou nenhum dos dois tem uma crença definida. Nesse caso, ou você pode optar por chamar um celebrante e fazer uma cerimônia neutra, ou pode chamar quem sempre acompanhou a história do casal - um amigo próximo ou alguém da família (de preferência que fale bem haha). O objetivo é fazer um momento super íntimo, e que realmente vai ser lembrado.


Se Jogar!
A ideia aqui não é necessariamente se jogar na piscina (embora seja muito daora!). A ideia é você se jogar na festa, aproveitar cada segundo sendo totalmente vocês!


First Look
A entrada da noiva é sempre um momento tão lindo e emocionante, mas também é um momento em que o coração vai à mil, de tanta informação acontecendo na hora. É por esse motivo, que alguns noivos tem optado por quebrar a tradição e reservar alguns minutinhos apenas pro casal antes da cerimônia. Além de ser um momento íntimo e emocionante do casal, ainda rende inúmeras boas fotos por aproveitar melhor a luz do dia.


First Touch
Pra casais que consideram essa tradição importante, não tem problema! Ainda damos a ideia dos noivos se encontrarem antes do casamento, mas sem se verem - geralmente separados por uma coluna, apenas segurando as mãos e trocando algumas palavras de carinho. ♥


Welcome Drink
Caso vocês decidam se casar numa pousada, sítio ou local mais longe, é interessante cogitar reservar o local pro final de semana. Dessa forma vocês conseguem fazer um churrasco, social ou um dia de piscina antes ou depois do dia do casamento. Além de ser mais tranquilo pros seus convidados chegarem, isso proporciona momentos inesquecíveis, além, é claro, de fotos lindas também.


Decoração e Local
Novamente eu indico que vocês gastem um tempinho no Pinterest e Instagram pra pesquisar melhor o que funciona e existe dentro do estilo de vocês. Particularmente somos apaixonados por um estilo mais Boho, bastante florido e ao ar livre.




FORNECEDORES CERTOS





Pra tudo funcionar do jeitinho que vocês imaginam é importantíssimo que sua equipe compre suas ideias junto com vocês. A variedade de estilos é tão grande entre as noivas quanto é com os fornecedores, então o ideal é que vocês conversem bastante com o profissional. Se ele(a) estiver tão empolgado(a) quanto vocês, “deu match”! Haha


Inclusive, se vocês se identificaram com a proposta de um casamento sem regras e gostou das fotos usadas nesse Blog, segue a gente no Instagram clicando nessa foto abaixo e nos manda um “oi!”! 







Ficaremos ansiosos pra conhecer e fotografar a sua história! 🧡