Imagem capa - Guia Definitivo do Ensaio Pré-Casamento - Dicas e Ideias por Pedro Salles
Guias

Guia Definitivo do Ensaio Pré-Casamento - Dicas e Ideias

O dia da sessão pre-wedding é a melhor oportunidade para registrar esse momento tão especial, onde os noivos estão apaixonados, prestes a começar uma nova vida em conjunto. Este dia tem sido cada vez mais presente na cobertura fotográfica, mas com ele, surgem várias dúvidas – Qual roupa usar? Qual local escolher? Qual dia marcar? Vamos te ajudar a solucionar este mistério! Haha :)

 



POR QUE FAZER?



A maior função deste dia pra mim, é eternizar a fase de noivado do casal – onde ao mesmo tempo existe toda aquela tensão e ansiedade para o casamento, mas também existe muita paixão e carinho dos dois. Esqueçam aquela imagem de passar o dia posando para câmera até o maxilar começar a doer. Este dia deverá ser uma experiência única, leve e divertida, onde os noivos se lembrarão dessa época tão emocionante. Imaginem só o valor dessas fotos depois de dez, vinte anos!



A sessão é importante também pra promover a sinergia e intimidade entre o casal e o fotógrafo. O profissional terá uma grande oportunidade de conhecer melhor a história do casal, suas peculiaridades, etc. Esse laço será muito útil no dia do casamento.

Além disso, os noivos poderão imprimir algumas fotos para espalhar pela decoração do evento, assim como postar algumas delas nas redes sociais. :))

 



ONDE FAZER?



Antes de mais nada, pensem num local que tenha a ver com vocês, ou com a sua história. Nesse momento o ideal é fugirmos do clichê. Vale pensar bem à fundo! Desde a escola que se conheceram até o local onde ficaram noivos.



Pensem também se há algum hobbie ou atividade que seja a cara de vocês. Exemplo: Se os noivos curtem jogar boliche, por que não fazer fotos assim? :) Vale fazer trilha, ir ao cinema, mergulhar, ir à um parque de diversões, etc! Pensem ainda se existe algum local exclusivo que um dos dois tenham acesso. Local de trabalho, um sitio, casa de veraneio de algum parente, etc

 

Não se deixem enganar ao pensar que só locais com muita beleza são boas opções. Uma grande parte das vezes um local que faça parte da sua história terá muito mais significado para vocês.



Uma ótima opção também é na sua própria casa ou apê! :) Mais legal ainda se for o local onde vocês irão morar depois de casados. Assim você terá fotos no estilo “Lifestyle“, onde serão retratados momentos do cotidiano (É claro que essa pode ser apenas uma parte das fotos hehe)!

Se ainda assim não veio nenhuma ideia à mente, pensem nos pontos turísticos próximos à você ou que vocês tenham uma maior afeição. Reflitam assim: O que tem mais a ver com vocês? Natureza, Lugares antigos, Lugares abandonados, Praia, etc.

Uma opção é pedir ajuda de indicações para o seu fotógrafo! Ele deverá ter vários locais lindos para te indicar! :)

 



O QUE VESTIR?



Talvez por uma questão de número de opções, ou geralmente maior interesse das mulheres, a escolha das roupas acaba sendo mais difícil para as peças femininas. Então primeira dica é começar pensando no look da noiva. Tendo ela em mente, escolha as peças do noivo de forma à combinar (cores e tons).



Projetem roupas leves. É imprescindível para as fotos que os noivos se sintam lindos e confiantes. Para isso, usem peças que façam se sentirem bem. Não peçam roupas emprestadas. Usem exatamente o que já é o estilo de vocês!

 


Essas dicas são só pra terem uma luz, mas lembrem-se que embora as roupas tenham grande importância, o ensaio pre-wedding não é um editorial de moda! Haha Usem no máximo dois looks. Todo foco da foto estará voltado para o romance de vocês! :)

Obs: Se planejarem usar mais de um look, aconselhamos chegarem no local do ensaio já com um deles vestidos.

 


Invista em acessórios (os mais estilosos possíveis!). Buquês, Coroa de flores, Chapéus, Boinas, Instrumentos musicais, Itens pessoais, etc

Sobre as cores, evitem sempre cores fortes. Na dúvida, as cores neutras e brancas/off-white remetem à casamento, então não tem erro! :)

 



QUANDO FAZER?



O melhor dia para se fotografar depende do local. Geralmente dias de semana (se houver essa possibilidade) são a melhor opção pois os locais ficam mais vazios.

O melhor horário também depende do local, mas em 90% dos casos, indicamos começar a sessão por volta de 3 horas antes do pôr do sol. Dessa forma conseguirão pegar a melhor luz do dia, e suas fotos terão um clima bem mais romântico e aconchegante!



 


POSSO LEVAR BALÕES, PLAQUINHAS, ETC?



Sim, vocês podem, mas não aconselhamos. Caso façam questão, procurem acessórios que fujam do clichê. Algo até mais carismático como uma bicicleta retrô, um espelho clássico, etc. Isso dará muito mais personalidade às suas fotos!

Na maior parte dos casos aquele sorrisão verdadeiro já vai valer mais do que qualquer balão! :)

Uma boa opção também é levar seu pet! As fotos ficarão ainda mais felizes hahaha


 



PODEMOS NOS DESLOCAR PARA UM OUTRO LOCAL?



Não recomendamos. O ritmo durante um ensaio é crescente. Toda vez que paramos para nos locomover, esse ritmo é quebrado e precisamos “recomeçar” o ensaio. Além disso, o trajeto de um local para o outro toma um tempo que poderia estar sendo aproveitado fotografando.



 


DESTINATION WEDDING



Já pensaram em fazer sua sessão externa durante a lua de mel?

Essa é a melhor oportunidade de deixar seu álbum de casamento mais especial. Imagina só! :)



 

É isso! Espero que tenha ajudado, e até breve! :)